Promessas, esperanças e sonhos na investigação em Parkinson

19 setembro 2025
Promessas, esperanças e sonhos na investigação em Parkinson
Publicado no The Lancet Neurology, o artigo de Tiago Outeiro reflete sobre os avanços e desafios da investigação em Parkinson, nomeadamente em relação à genética e aos fatores ambientais.
Apesar do progresso no conhecimento da doença, o diagnóstico ainda se baseia em sintomas motores, o que tem limitado o desenvolvimento de terapias modificadoras.
 
Novos testes de amplificação de alfa-sinucleína (SAAs) representam uma mudança de paradigma: permitem, pela primeira vez, detetar em vida proteínas patológicas ligadas ao Parkinson.
 
É importante termos consciência de que, apesar dos avanços a que temos assistido, as pessoas com Parkinson (e com outras doenças neurodegenerativas) esperam, realismo. Assim, é importante compreender que persistem vários desafios — no presente, estes testes devem ser usados apenas num contexto de investigação. No futuro, espera-se que ao serem integrados com outros biomarcadores, e com dados genéticos, possam tornar-se ferramentas para ajudar os especialistas a caracterizar a doença, e a guiar os tratamentos.
 
Fonte / Referência
The Lancet Neurology – Promises, hopes, and dreams in Parkinson’s disease research
Autor: Tiago F. Outeiro
 
Link para artigo: http://bit.ly/3IpyLhE