Informar

Agregamos e geramos conteúdos relevantes e credíveis sobre as diversas vertentes da doença de Parkinson e promovemos momentos de reflexão e de discussão.

 

Consulte as Perguntas Frequentes.

Parkie Talks

 

Parkie Talks | Série de webtalks mensais, com a participação de especialistas de diferentes áreas que refletem e debatem sobre diversos temas da vida com Parkinson.

Desafia-se a um diálogo aberto, capaz de esclarecer dúvidas e de partilhar conhecimento atual e perspetivas para o futuro.

 

YPP | Parkie Talks #1

"Olhares cruzados entre a ciência e a experiência da doença de Parkinson". Diagnóstico, sinais e sintomas na perspetiva de quem investiga, de quem diagnostica e de quem é diagnosticado. Participantes: Carmo Teixeira Bastos, João Massano, Tiago Outeiro. Moderação: Susana Magalhães

YPP | Parkie Talks #2

"No Laboratório: entre o conhecimento presente e os horizontes futuros". O diálogo entre a ciência, os profissionais de saúde e as pessoas com Parkinson à luz da Bioética. Convidados: Maria do Céu Patrão Neves, Tiago Mestre e Tiago Outeiro. Moderação de Susana Magalhães.

YPP | Parkie Talk #3

Que genes estão associados ao desenvolvimento da doença de Parkinson? Qual o impacto da descoberta destes genes no desenvolvimento de novos fármacos? Qual a importância do aconselhamento genético? De que modo é que a saúde mental pode ser afetada durante o processo de realização de testes genéticos e de conhecimento dos seus resultados? Abordamos estas e outras questões nesta Parkie Talk. Leonor Correia Guedes, médica neurologista Álvaro Mendes, investigador e psicólogo clínico Joana Mesquita, young parkie Moderação: Susana Magalhães, especialista em medicina narrativa e bioética

YPP | Parkie Talks #4

"Cuidar e ser cuidado: a importância da saúde mental e do bem-estar geral" Participantes: Filipa Mucha Vieira, psicóloga clínica Helena Beça, médica de família Nuno Baião, cuidador informal Moderação de: Susana Magalhães Há muita humanidade desperdiçada por falta de um olhar atento ao outro. Para permanecermos pessoas na experiência da doença precisamos de ser cuidados e de cuidar de modo inteiro, integrando o nosso projeto existencial no contexto do cuidar. Conversamos sobre a importância da saúde mental e do bem estar global da pessoa com Parkinson precoce. As Parkie Talks têm o apoio do Banco BPI e Fundação "la Caixa"