MIGUEL ARAÚJO LANÇA 'ALVORADA' PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON

11 abril 2023
MIGUEL ARAÚJO LANÇA 'ALVORADA' PARA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Doença de Parkinson, 11 de abril, Miguel Araújo dá a conhecer a canção 'Alvorada' -  o hino oficial da associação Young Parkies Portugal que tem como missão "informar, integrar e acompanhar pessoas com Parkinson juvenil ou precoce".

O artista portuense une-se à causa e à associação que também "promove a cooperação entre os cuidadores, médicos, investigadores, terapeutas e outros", segundo conta o comunicado que chegou hoje à redação.

A associação Young Parkies Portugal, que nasceu em janeiro de 2022, "tem dado voz a uma doença silenciosa e injusta que infelizmente tem entrado na vida de muitos portugueses cedo demais", continua a nota.

"Quando me pediram para fazer uma canção, aceitei de imediato, por mais insignificante que seja o meu contributo. Escrevi esta 'Alvorada', que se inspirou no trabalho das pessoas que fazem a associação", refere o cantor e compositor em comunicado. 

O convite a Miguel Araújo partiu de Maria do Carmo Teixeira Bastos, fundadora da associação, que, após ser diagnosticada com a doença, decidiu criar um espaço para que outros doentes "não carreguem o peso sozinhos". 

A Young Parkies Portugal já desenvolveu várias áreas de apoio e conta com diversas atividades fundamentais na luta contra a doença, como aulas de exercício físico específico, yoga, meditação e até a promoção de debates sobre temas relacionados com a doença. A associação também criou de grupos de apoio psicológico para young parkies e para familiares, promove caminhadas, atividades ao ar livre e encontros com médicos, terapeutas e investigadores. Há ainda um curso de Fisioterapia especializada para acompanhamento de pessoas com Parkinson, dirigido a fisioterapeutas e profissionais do exercício e ainda o Bootcamp - o grande acontecimento anual da YPP que vai decorrer em maio.