João Massano: “Parkinson é a doença degenerativa que mais cresce no mundo. Ninguém sabe porquê”

09 maio 2023
João Massano: “Parkinson é a doença degenerativa que mais cresce no mundo. Ninguém sabe porquê”

O Parkinson é a doença degenerativa que mais intriga os investigadores mas há algo que os números mostram de forma clara: é a segunda doença degenerativa que mais cresce a nível mundial. Pior: ninguém sabe qual o motivo.

Esta foi uma ideias principais expressas por João Massano, neurologista e coordenador do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos do Centro Hospitalar Universitário S. João, no painel designado de “O Futuro das Neurociências”, integrada na conferência “O Futuro das Neurociências”. O JE e a Biogen Portugal promovem esta terça-feira, 9 de maio, em Lisboa, a conferência “O Futuro das Neurociências”, uma iniciativa que tem lugar no Centro Cultural de Belém e que visa debater os desafios e oportunidades associados à saúde do cérebro em Portugal.

“Sabe-se que a poluição ambiental é um fator de risco determinante nas doenças generativas. Parkinson é a doença que mais cresce a nível mundial e ninguém consegue responder aos motivos pelos quais isto está a acontecer”, explicou este neurologista e investigador.

Noutra perspectiva, este especialista defendeu também a transição digital e a adoção de plataformas digitais: “Temos que aproveitar as oportunidades da transição digital e podemos usar plataformas digitais para agilizar a forma como o doente pode ser tratado. Os profissionais de saúde nunca poderão ser substituídos porque o fator é absolutamente decisivo”.